A ignorância não se combate com a razão.
Minha empregada não corta cabelo depois do almoço. Segundo ela, olhar para o espelho de barriga cheia faz mal(mingua o cabelo). Tudo bem que há algumas lendas como não se deve tomar leite com manga, mas isso, embora seja uma inverdade não é totalmente sem sentido afinal alguma substância encontrada no leite e na manga poderiam causar um mal estar digestivo quando juntas no estômago. É ao menos lógico. Agora, acreditar que exista alguma magia no espelho que será solta no momento que você olhar para ele de barriga cheia e irá para sempre avacalhar seu cabelo é além do limite da estupidez humana.
Tudo bem que algumas pessoas prefiram acreditar em fadas e duendes a médicos e remédios. Outros preferem culpar o posicionamento de Marte com relação a Júpiter por não ter conseguido o emprego ao invés de culpar a si mesmo o fato de ser tão ignorante a ponto de acreditar que a posição de Marte com relação a Júpiter irá interferir na sua vida. Mas até onde a ignorância chega?
Meu Deus, estamos no século XXI! O homem já chegou a Lua(se bem que isso não serve de argumento já que os ignorantes não acreditam neste fato), já enviou sonda a Marte e consegue ir de NY a Paris em menos de 4 horas.
Qual é o problema das pessoas? Por que é mais fácil convencer alguém a não fazer algo usando a previsão do horóscopo do dia do que usando algum argumento razoável para isso?
Infelizmente vivemos num mundo onde o Alquimista é mais respeitado que o Químico, o Astrólogo mais bem sucedido que o Astrônomo e o óleo de folha de figo mais usado para se bronzear do que o próprio bronzeador.
Outro dia vi no RJ TV uma mulher que foi internada em um hospital com queimaduras no corpo todo por que usou, a conselho da cunhada, óleo de motor de avião usado para se bronzear. Agora sinceramente me responda: não é muito mais fácil conseguir um Bronzeador na farmácia do que um óleo de motor de avião? Usado ainda por cima!
Sinceramente, não entendo este mundo em que vivemos.
|
_____________________________